13º Festival da Linguiça encanta visitantes na primeira semana e consolida Bragança Paulista como destino de cultura, gastronomia e turismo
A primeira semana do 13º Festival da Linguiça de Bragança Paulista, que aconteceu no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta), já mostrou por que o evento é um dos mais aguardados do calendário cultural e gastronômico do Estado de São Paulo. Com o tema “Os Sabores que Valem uma História”, o festival reuniu um público diversificado, formado por famílias bragantinas, turistas de diversas cidades do interior paulista e visitantes da capital, consolidando Bragança como um polo de tradição e inovação.

Logo na cerimônia de abertura, realizada no dia 6 de setembro, o espírito de união, identidade e orgulho bragantino esteve presente. Autoridades municipais, representantes da ALBRAG – Associação dos Produtores de Linguiça de Bragança Paulista e convidados celebraram a força da gastronomia como elemento de memória e de integração social.
O prefeito Edmir Chedid destacou em sua fala: “Este festival vai muito além da gastronomia. É a celebração da nossa cultura, do trabalho de gerações e da solidariedade que move Bragança Paulista. Estamos felizes em ver a cidade cheia de turistas, movimentando a economia e fortalecendo nossa tradição. Parabenizo a diretoria da Albrag pela organização do evento se destacando como um dos maiores eventos gastronômicos do país.”
Na oportunidade, o prefeito noticiou que pretende ampliar o Galpão de eventos do recinto, ““Quero compartilhar com vocês que vamos trabalhar para ampliar o Galpão de Eventos do Posto de Monta. Vamos buscar apoio do Estado para trazer mais conforto, segurança, praticidade e estrutura moderna, para que todos que usem esse espaço e sejam sempre bem acolhidos. Esse recinto é muito importante para Bragança, e quando fui deputado estadual, junto com o saudoso ex-prefeito Jesus Abi Chedid, conseguimos que o Parque Exposições Dr. Fernando Costa (PDM) passasse a ser definitivamente do município. Agora, nosso compromisso é melhorar cada vez mais esse espaço de lazer e entretenimento, para a população’. Finalizou o prefeito Edmir Chedid.

A vice-prefeita Gislene Bueno agradeceu a participação popular e reforçou o caráter solidário do evento: “Cada visitante que chega aqui traz consigo não apenas a alegria de prestigiar nossa festa, mas também a solidariedade de colaborar com a doação de alimentos. Esse gesto simples tem um grande impacto e mostra que o Festival da Linguiça também é feito de cuidado com o próximo.”
Já o secretário municipal dos Agronegócios, Leonardo Paes, ressaltou o papel do evento no fomento ao turismo cultural: “O Festival da Linguiça é um verdadeiro cartão-postal vivo da cidade. Aqui, além de saborear a nossa linguiça artesanal, o visitante encontra música, arte, história e acolhimento. É a Bragança que queremos mostrar para o mundo.”
O diretor da Albrag Renato Teixeira, comentou: “O Festival da Linguiça é um verdadeiro cartão-postal vivo da cidade. Aqui, além de saborear a nossa linguiça artesanal, o visitante encontra música, arte, história e acolhimento. É a Bragança que queremos mostrar para o mundo e fomentar o comércio gastronômico local.

O diretor Lucas Bento demonstrou sua satisfação com o evento: “Quero cumprimentar toda diretoria, equipe e apoiadores da ALBRAG e o apoio dessa atual administração municipal que reforça o espírito de união e vontade de fazer sempre o melhor para nossa cidade, e nós vamos cada vez mais fazer desse evento o melhor da gastronomia brasileira, com o carro chefe que é a Linguiça Artesanal Bragantina” .
O diretor da ALBRAG Luiz Américo Gonçalves expressou o orgulho da associação com o sucesso do festival: “É uma alegria imensa ver este evento completar 13 anos com tanto prestígio. Hoje, o Festival da Linguiça é reconhecido como um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e temos orgulho de realizar essa festa em Bragança Paulista, valorizando a nossa história e fortalecendo a nossa tradição. Agradeço toda equipe da AlBRAG e o apoio da Prefeitura de Bragança e juntos estamos realizando um dos maiores eventos nacionais com a melhor gastronomia regional”.

Gastronomia, cultura e solidariedade
O espaço do festival trouxe barracas típicas, cardápio variado e a consagrada Carreta da Linguiça, que se tornou um dos símbolos do evento, atraindo milhares de visitantes. Cada prato servido reforça a memória afetiva e a tradição de mais de 110 anos da receita original da linguiça bragantina, reconhecida em âmbito nacional e até internacional.
Além da boa mesa, a solidariedade também marcou presença: cada visitante colaborou com a doação de 1 kg de alimento não perecível, revertido ao Fundo Social de Solidariedade, ampliando o alcance social do evento.

Programação cultural que valoriza talentos locais e regionais
Shows de diferentes estilos musicais embalaram a primeira semana, garantindo diversão para todas as idades. Artistas locais e regionais subiram ao palco, de sertanejo ao pop rock, de samba a tributos clássicos, em uma programação que evidenciou a diversidade cultural e artística da cidade.
Nos dias 5, 6 e 7 de setembro, Bragança Paulista contou com uma programação musical variada. Na sexta-feira, o público acompanhou as apresentações do Trio Modão Sertanejo e da Banda do Mosteiro São Damião, que trouxe um repertório de pop nacional e internacional.

No sábado, as atrações começaram com o One Man Band Experience, seguido pela Fanfarra Alegretti, pelo tributo Rollin River Creedence Tribute, além dos shows de Michael Matt e banda e Bruna Reis e banda, com estilos que foram do rock ao sertanejo.
Encerrando a programação no domingo, o destaque ficou para o Pagode do Léo, o grupo Tríade Pop, a Banda Rockstrada e Edú Zeidan e banda, que fecharam o evento em clima de sertanejo.

Expectativa para o próximo final de semana
O público já aguarda ansioso os próximos dias do festival, que contará com mais três dias de shows, feira de artesanato, gastronomia, área kids, espaço pet e muitas atrações culturais.
Entre os dias 12 e 14 de setembro, Bragança Paulista receberá atrações musicais de diversos estilos como parte do 13º Festival da Linguiça. Na sexta-feira, se apresentarão a Roda de Samba do Tiago Meyer, com samba e pagode, e a Caravana Sertaneja. No sábado, o público poderá conferir a Banda Revisão Zero, a Fanfarra Bragança, a Banda Rock Etílico, a Banda LP Express e a Banda Rockphonic, com repertórios que vão do rock ao pop rock nacional e internacional, incluindo apresentações instrumentais. Já no domingo, as atrações serão Adilson e Markezan e banda, a Banda Pires, Badú Perrone e banda e a Banda Los Bigodones, com estilos que vão do sertanejo ao samba, pagode, axé e pop rock nacional e internacional, encerrando o festival com muita música e animação.

O 13º Festival da Linguiça de Bragança Paulista é, portanto, mais que um evento gastronômico: é uma verdadeira celebração da identidade bragantina, do turismo, da cultura e da tradição. Um espaço de confraternização, orgulho e valorização da cidade, que segue encantando moradores e visitantes.
Por Comunicação Social/Prefeitura de Bragança Paulista – Fotos: Divulgação

