Autos

AVALIAÇÃO: GAC Aion Y chega com muita tecnologia, espaço e preço competitivo

Chegou mais um chinês que promete agitar o mercado brasileiro. Com muita tecnologia, requinte e um preço muito competitivo, o GAC Aion Y é o novo SUV elétrico que pode ser o carro ideal para quem busca inovação e espaço sem abrir mão do estilo.

A montadora chinesa GAC chegou há pouco no Brasil, mas de cara apresentou cinco diferentes modelos para mexer no mercado nacional. Não pretende ser um figurante, mas fazer história. E neste primeiro contato com a marca, com este Aion Y na versão Elite dá para perceber que tem todas as condições para conquistar o consumidor.

O Aion Y é um SUV 100% elétrico se destaca não só pelo design refinado, excelente aproveitamento de espaço e um pacote tecnológico de ponta. O custo-benefício chama a atenção. Com um visual moderno, que inclui a frente “asas de anjo”, e linhas que mesclam características de crossover e minivan, o Aion Y se destaca pela imponência da carroceria — são 4.535 mm de comprimento, 1.870 mm de largura e 2.750 mm de entre-eixos.

O modelo acomoda confortavelmente cinco ocupantes. Um dos diferenciais está no amplo ângulo de abertura das portas, que facilita o acesso e reforça o caráter familiar do veículo. E dentro do carro, é impressionante como o espaço para quem vai no banco de trás é bem bom. Assoalho plano e conforto até para quem tem estatura maior. A versatilidade no arranjo dos bancos permite ampliar o porta-malas de 361 litros para até 1.650 litros, ideal para famílias e viagens.

Tem detalhes que saltam aos olhos e se destacam. Com a chave no bolso, as portas se destravam quando a gente se aproxima. Até aí nada demais, certo? Mas quando você para atrás do porta-malas, a porta abre sozinha. Não precisa fazer nada. O sensor de presença entende que você quer acessar o compartimento.

No desempenho, mais boas notícias. Equipado com um motor elétrico de 204 cv de potência, o Aion Y acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, com velocidade máxima de 150 km/h. A bateria de 63,2 kWh garante uma autonomia de 318 km segundo o Inmetro, e pode ser recarregada de 30% a 80% em 55 minutos com carregador rápido DC de 75 kW, ou em 7,2 horas em tomada residencial de 220V.

Mas aqui vale um adendo. Pegamos o carro apontando autonomia próxima dos 480 quilômetros, bem acima do dado oficial. Ao longo da avaliação, mesmo usando no modo esportivo em boa parte do tempo, situação que se gasta mais bateria, a autonomia final indicava um total próximo aos 400 quilômetros. Ou seja, vale aquela lógica que dependendo do pé e de onde se usa o carro, dá para ir bem longe com esse Aion Y.

Como nem tudo são flores, sempre tem um senão. Apesar de contar com uma central multimídia toda controlada no display central, com comandos de ar, retrovisores, iluminação e tudo que você precisa, a partir de toques na tela, bem intuitivos, há um probleminha que acreditamos seja fácil de ser sanado em breve. A conexão do smartphone somente via cabo USB. Ou seja, tem carregador por indução, mas para trazer o celular para dentro do carro, precisa do bom e velho cabo.

Para finalizar, aquilo que você tanto espera e é um dos principais atrativos do Aion Y, o preço. A versão Elite avaliada que oferece mais coisas sai por R$ 184.990,00, preço para lá de competitivo entre os SUVs. Tem uma versão de entrada, a Premium, que sai por R$ 10 mil a menos. Ou seja, com esses valores, o modelo se posiciona como um dos SUVs elétricos mais acessíveis do mercado brasileiro, oferecendo um excelente custo-benefício frente a concorrentes híbridos e até mesmo modelos a combustão.

O Aion Y Elite oferece de série:

  • Seis airbags
  • Rodas de alumínio de 18 polegadas (versão Elite)
  • Faróis full LED com DRL
  • Teto solar panorâmico
  • Ar-condicionado com bancos dianteiros climatizados e ajustes elétricos
  • Cinco entradas USB
  • Central multimídia com tela touchscreen de 14,6” compatível com Apple CarPlay e Android Auto (por cabo)
  • Painel de instrumentos digital de 10,25”
  • Câmera 360º
  • Carregador de celular por indução
  • Sistema keyless go, Wi-Fi e Bluetooth
  • Sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems)
  • Alertas de abertura de portas, colisão frontal e traseira
  • Monitoramento de tráfego cruzado traseiro e ponto cego
  • Assistente de permanência em faixa e de congestionamento
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Controle de cruzeiro adaptativo com regeneração de energia inteligente

Em vídeo no youtube.com/carroexpress

Por Ernesto Zanon/Carro Express – Fotos: Divulgação