Foco
Esta semana iniciam-se, oficialmente, as campanhas eleitorais. Você está preparado para esse período?
“Ah, mas é chato, eu não gosto de política”. Bem, se essa foi a sua reação, quero te fazer algumas perguntas:
Você já precisou comprar remédios?
Você costuma consumir laticínios, como manteiga ou requeijão?
Você faz compras pela internet e admira como elas chegam rápido?
Eu poderia continuar eternamente com essas perguntas, mas vou para por aqui. Provavelmente você disse sim a todas as minhas questões e deve estar confuso “Onde ela quer chegar?”.
Pois bem, para o remédio chegar à você, ele é analisado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a nossa Anvisa. Um órgão estatal que sofre direta influência do Executivo (presidente) e legislativo (deputados e senadores). E quem os escolhe? Você, por meio do seu voto.
O mesmo acontece com todos os produtos que estão nos hipermercados e que você consome. Aqui temos a atuação da Anvisa e do nosso Sistema Único de Saúde.
Mas e as compras? Bem, aí meu ponto é algo que mexe diretamente no bolso: o preço dos combustíveis. Sem uma política econômica eficiente, os preços vão às alturas, como está acontecendo nesse exato momento. E com o combustível caro, o frete fica mais caro, assim como o próprio preço dos produtos.
Fato é que não dá para viver sem política, você gostando ou não. Sendo assim, não é melhor fazer as suas escolhas de forma consciente? Afinal, como diria meu pai, quem não escolhe é escolhido. E você, quer tomar as decisões sobre a sua vida ou vai deixar qualquer um tomar por você?
Por Lívia Martins/Itatiba Hoje – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil