CidadeGeral

Como comprar um imóvel na planta com segurança e as vantagens da modalidade

Seja casa ou apartamento, deve-se buscar o histórico da construtora ou incorporadora que oferta o produto. Nesse contexto, é necessário ter cuidado com empresas que oferecem muitas facilidades no momento da compra, pois, a dificuldade para receber as chaves será na mesma proporção. Assim, é importante buscar informações para conferir se o projeto está devidamente aprovado pela Prefeitura Municipal, bem como se tem incorporação registrada em Cartório de Registro de Imóveis. Além disso, o consultor imobiliário deve fornecer ao cliente todas as documentações que demonstrem a legalidade do empreendimento e qual agente financeiro está vinculado no empreendimento, pois, se o modelo de negócio for por meio de crédito associativo, será o banco o agente financeiro que garantirá e dará segurança na operação.

Foto: Divulgação

Ainda sobre a compra de imóveis na planta, essa modalidade permite que o comprador disponha de um valor bem menor do valor total do imóvel. Caso esta compra ocorra por meio de financiamento bancário, a instituição financeira poderá dar ao comprador e um crédito de no máximo 80% do valor total da unidade e, os outros 20%, tal comprador poderá pagar de forma parcelada diretamente para a incorporadora ou construtora até o momento de entrega das chaves. Além disso, dependendo do valor de FGTS e do valor de crédito que conseguir junto ao banco, a compra pode ser realizada com zero de entrada.

Outro ponto pertinente na aquisição de um imóvel por meio de financiamento bancário é o fato de o valor das parcelas não poderem ultrapassar 30% da renda do comprador. Por exemplo, um comprador com renda mensal de R$4.000,00 pode ter uma parcela mensal com limite de até R$1.200,00. Caso este tenha algum tipo de financiamento de carro, moto, empréstimo ou parcelas a vencer no cartão de crédito, a capacidade de tomada do crédito será comprometida. Em vista disso, comprar um imóvel exige planejamento, disciplina e responsabilidade por parte dos compradores. A Árbore Engenharia, por exemplo, conta com a Caixa Econômica Federal como agente financiador e garantidor das operações, proporcionando tranquilidade e segurança tanto para a empresa, quanto para os clientes.

Por fim, a grande vantagem da compra de um imóvel na planta é a valorização que este obtém a partir do momento do lançamento até a entrega das chaves. Um exemplo recente desse fato, em Itatiba, são os apartamentos e casas do Pateo Santo Antônio, da Árbore Engenharia, que obtiveram uma valorização em torno de 50% em um curto espaço de tempo, e as chaves ainda não foram entregues. Outro caso é o do Residencial Botanique, recentemente lançado pela Árbore Engenharia, localizado próximo ao Colégio Next e ao condomínio Ville de France, que deverá atingir uma valorização de, no mínimo, 50% até o momento de entrega das chaves. No atual cenário, prevalece o antigo jargão popular: “quem investe em terra, não erra”.

*Fernando Perobelli é bacharel em Direito pela Universidade São Francisco, especialista em Direito Imobiliário pela Fundação Getúlio Vargas e consultor imobiliário há 25 anos. Atualmente, é diretor institucional da Árbore Engenharia.

https://www.instagram.com/fernandoperobellioficial/

https://www.facebook.com/perobelli.consultor