Estudo coloca Itatiba como destaque regional em Ranking Cidades Excelentes
Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMP) avaliou municípios em todo o país
Itatiba aparece, mais uma vez, numa excelente posição quando se trata de índice de desenvolvimento das cidades, tanto em nível nacional quanto regional. Desta vez, o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) concluiu que a cidade de Itatiba ocupa o primeiro lugar na lista de cidades desenvolvidas entre os 11 municípios da Região de Bragança Paulista. Entre as 36 cidades da chamada Mesorregião (região do meio) da Macrometropolitana Paulista a cidade ocupa a segunda posição entre municípios como Jundiaí, Itu e Sorocaba.
O Índice de Gestão Municipal Aquila é uma plataforma de tecnologia e inovação, desenvolvida pelo Instituto Aquila para medir o nível de excelência das cidades brasileiras e promover o Ciclo Virtuoso do Desenvolvimento Humano. O IGMA tem seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
O Ranking das Cidades Excelentes coloca Itatiba em primeiro lugar no critério Sustentabilidade nas duas regiões em que está inserida. Também lidera no quesito Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública na Região Bragantina e é segundo lugar na Mesorregião da Macro Metropolitana Paulista.
Pontuações expressivas num máximo de 100
O item de maior pontuação de Itatiba no Ranking das Cidades Excelentes ficou por conta de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, com nota 86,17. Depois vem Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, com 80,41. Governança, Eficiência Fiscal e Transparência teve nota 74,85. Sustentabilidade recebeu 74,74. Educação, 69,42. Saúde e Bem-Estar alcançou a nota mais sofrível, 42,55.
Chama a atenção a nota obtida na área de Educação, já que recentemente Itatiba comemorou um terceiro lugar em nível nacional no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) que coletou dados de 410 cidades com mais de 80 mil habitantes com base em dados recentes do Censo 2023 do IBGE. Nesse levantamento, a educção municipal de Itatiba ficou atrás apenas das cidades de Sobral (CE) e São Caetano do Sul (SP).
A metodologia Cidades Excelentes, criada pelo Instituto Aquila pretende potencializar a eficiência da gestão pública. O IGMA, segundo o instituto, “oferece um universo amplo, robusto e completo para apoiar a tomada de decisão, transformar a administração pública e oferecer serviços com mais qualidade para a população”.
Vale destacar que esse levantamento abrange 5.568 municípios. Aí, a cidade de Itatiba obteve nota geral 71,36, ficando na posição 188. Na região Sudeste, que soma 1668 cidades, a pontuação leva à posição 79. No Estado de São Paulo e seus 645 município, Itatiba está na 75ª posição. Na mesorregiãona Macro Metropolitana Paulista e suas 36 cidades, Itatiba é a 2ª colocada. Fechando o Ranking das Cidades Excelente na Microrregião de Bragança Paulista, o IGMA coloca Itatiba em primeiro lugar entre as 11 cidades.
Surfando na onda
O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira comemora mais este bom resultado que parte de uma instituição de credibilidade nacional. O IGMA é utilizado, por exemplo, na classificação do Prêmio Band de Cidades Excelentes, realizado há 3 anos pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila.
“É um orgulho mais uma vez Itatiba estar em posição privilegiada quando avaliada em itens fundamentais para a população como Desenvolvimento, Infraestrutura e Mobilidade Urbana. É pensando em manter Itatiba destacada que estamos executando programas municipais como o Avança Itatiba, em suas variadas frentes, para continuar proporcionando qualidade de vida agora e projetando para as próximas décadas”, analisa o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
Por Cid Barboza – Foto: Divulgação/PMI