Carreta da mamografia fica até este sábado (27/01) em Itatiba para realização de exames
Em uma semana, 275 exames já foram realizados; senhas são distribuídas logo às 8h, por ordem de chegada
A Carreta da Mamografia completou mais de uma semana de atendimento gratuito em Itatiba. A ação, com apoio da Prefeitura, através do programa municipal Inova Saúde, é do Programa Mulheres de Peito – Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Desde o primeiro dia, 16 de janeiro, todos os dias tiveram o atendimento máximo, somando, até ontem, segunda, o total de 275 mulheres atendidas pela Carreta da Mamografia.
A unidade móvel está no estacionamento da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, ao lado da rodoviária. Às 8h, são disponibilizadas, por ordem de chegada, 50 senhas para atendimento até sexta e 25 senhas no sábado (27/01), último dia. Por respeitar a ordem de chegada das interessadas, é importante chegar cedo.
Documentos necessários
O atendimento na Carreta da Mamografia é sem agendamento: basta comparecer com pedido de exame, documento de identificação e cartão SUS para pegar a senha.
O público-alvo é de mulheres de 50 a 69 anos. Atenção: para essa faixa etária, não é preciso ter pedido médico para fazer o exame. Quem precisa apresentar pedido de exame, além dos documentos acima, são mulheres entre 35 e 49 anos ou com mais de 70 anos.
Tratamento precoce
A iniciativa trazida à cidade pela Prefeitura oferece o exame gratuito para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama por meio do SUS e deve chegar a 500 mamografias totalmente gratuitas para a população de Itatiba. Se for detectado em fase inicial, o câncer de mama é curável em até 98% dos casos, evitando a retirada do seio e aumentando as chances de tratamento e cura.
Da Redação – Fotos: Mari Carla Giro/PMI