Cidade

Famílias do Nova Esperança passam a ter abastecimento da Sabesp com expansão da rede

Água do bairro agora é fornecida por Itatiba; investimento é de mais de R$ 7,6 milhões e atenderá 250 famílias

Desde quarta-feira (22/05), 250 famílias do Jardim Nova Esperança, bairro localizado na divisa entre Itatiba e Valinhos, passaram a ter o sistema de abastecimento de água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Parceira da ação, a Prefeitura de Itatiba celebra a expansão da rede realizada pela Sabesp, que teve investimento de R$ 7.640.684,27 na obra. O Centro de Reservação de Água foi construído em oito meses, e está localizado na rua Julia Macena de Lima, próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Isabel Bizarro Tulon.

Oficialização da mudança na origem do abastecimento de água do Nova Esperança foi oficializada nesta tarde de quarta (22/05). Foto: Renato Jr/PMI

A obra envolveu vários setores públicos municipais na tramitação para a passagem das novas redes de tubulação e também no intermédio para o fornecimento da energia necessária ao funcionamento das novas centrais de abastecimento.

A cerimônia de oficialização do abastecimento agora feito via Itatiba foi realizada no próprio Centro de Reservação. Este é mais um dos benefícios que se somam à urbanização do bairro – a Prefeitura, por meio da Secretaria de Negócios Jurídicos, tem auxiliado os moradores na regularização dos lotes e entregará até a primeira quinzena de junho, a ampliação e reforma do Cemei Isabel, que está sendo concluída pela Secretaria de Educação de Itatiba.

“Água é vida e é fundamental. Uma das maiores conquistas é trazer água para quem precisa. Um bairro de Itatiba não poderia ficar sem água!”, disse o prefeito Thomás agradecendo aos moradores pelo apoio nesta conquista, à Sabesp pelo investimento e ao trabalho conjunto das secretarias municipais”, declarou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira no evento de início da operação, inaugurando a interligação do abastecimento do sistema de água do Jardim Nova Esperança.

Em nome dos moradores, a dona Rozelia Pedro da Silva, que vive no Nova Esperança há 30 anos, celebrou “para nós significa muito. Antes era água só até 8h ou 9h da manhã. Depois faltava e não tinha como lavar roupa nem fazer nada”.

Foto: Renato Jr/PMI

Obras para abastecimento

Para que todo o bairro – que fica às margens da Estrada Vicinal Adolpho Pecorari, seja beneficiado com este abastecimento pela rede de Itatiba, foram necessárias duas grandes obras. Até então, o abastecimento era realizado pelo Departamento de Água e Esgoto de Valinhos (Daev). As recorrentes faltas de água que afetavam os moradores do bairro motivaram a alteração. A região tem como característica hidrogeológica a baixa produção de água, o que dificulta a vazão e capacidade hídrica.

Para o novo sistema de abastecimento de água no bairro, foram implantados pouco mais de 11 quilômetros de rede adutora de água tratada, em trecho que abrange desde o condomínio Ville de France, na Av. N.Sra. das Graças, até o Nova Esperança. A Sabesp também precisou construir dois centros de reservação, ambos contendo um reservatório de 200m³, mais a base e o sistema de bombeamento.

Foto: Renato Jr/PMI

Além deste que está no Nova Esperança, o outro centro de reservação foi um instalado no Jardim dos Lagos. Pela localização, também são beneficiados com a obra os moradores dos loteamentos Caminhos do Sol e Recanto dos Pássaros.

Graças à nova estação elevatória, com ramal de abastecimento de 3,2km, a água chega até a estação do Nova Esperança e atende 250 famílias. “Um dia importante! Um trabalho que lutamos para trazer essa adutora e a água ao Nova Esperança. Agora teremos água regular 24h por dia. Agradecemos a parceria da Prefeitura, pois sabemos as lutas para realizar a obra, e ao nosso setor técnico para trazer água a mais este ponto”, disse o gerente divisional da Sabesp Itatiba, Cleber Frank Ebúrneo, durante o evento.

Foto: Renato Jr/PMI

Plantão da Sabesp no bairro

A Sabesp vai fazer plantão de atendimento aos moradores do Nova Esperança no Cemei Isabel (avenida Alcides Baldi) tanto para tirar dúvidas, quanto para fazer o cadastro de novas ligações da rede de água e também esgoto, que acontecem nesta sexta-feira (24) das 9h às 16h e também no sábado (25), das 9h até meio-dia. Depois destas datas, os pedidos deverão ser feitos na Agência de Atendimento a Clientes da Sabesp, que fica na Praça Silvio Fasoli, final da Rua Comendador Franco – a parte alta da rua até o dia 10/06/2024.

De acordo com a companhia, num primeiro momento a própria Sabesp fará a substituição do hidrômetro e posteriormente fará a nova ligação. Agora, ainda não será necessária a substituição da caixa de medição de água (caixa de metal). Segundo a Sabesp, para solicitar a ligação de água e esgoto, o morador do Nova Esperança precisa apresentar os seguintes documentos:

  • Conta de água do DAEV
  • Conta de esgoto Sabesp
  • Habite-se OU Planta Aprovada, em que conste a numeração do imóvel OU Carnê de IPTU e numeração predial
  • Documento de comprovação de propriedade,
  • Documentos pessoais: CPF, RG, CNH

Para cadastramento de Tarifa Social deverá ser apresentado comprovante de renda familiar (até 3 salários mínimos) mais o comprovante de área construída do imóvel (até 60 m2), além de IPTU, e conta de energia (que deverá ser de até 170 KWH/mês). Para se enquadrar nesta tarifa, o imóvel também não poderá ter débitos.

Da Redação – Fotos: Renato Jr/PMI