Cátia Gould, do PT: “Lutando por educação, inclusão e equidade em Itatiba”
Cátia Gould é professora há mais de 30 anos, com uma trajetória iniciada como professora concursada pela Prefeitura de Itatiba na educação infantil. Formada em pedagogia pela Unicamp, especializou-se em desenvolvimento moral e resolução de conflitos na escola. Tornou-se professora formadora de Educação para Paz na Faculdade de Educação da Unicamp e desenvolveu o projeto “Escola Democrática” na EMEB Prof Maria Mercedes de Araújo, que visava fortalecer as relações entre os alunos, minimizando situações de violência e bullying. Além de sua atuação como coordenadora de educação infantil e ensino fundamental, Cátia desenvolveu trabalhos voluntários, incluindo o projeto “Caravana de Palhaços” na EMEB Prof Maria do Carmo Parizotto Mosca. Atualmente, é presidenta do Partido dos Trabalhadores de Itatiba e pré-candidata a vereadora.
Entrevista:
Como você pretende conquistar os votos necessários para se eleger?
Através do diálogo, do meu perfil nas redes sociais, estou sempre aberta a discussões e participando de eventos sociais. Todos podem me encontrar e me contatar pelas redes sociais, onde informo que sou pré-candidata a vereadora e quais bandeiras e pautas apoio. Peço que me ajudem a alcançar outras pessoas que simpatizam com as causas que defendo, conquistando mais apoiadores para minha pré-candidatura.
O que pretende fazer no legislativo se for eleita?
Estarei atenta às principais demandas do município e procurarei ser a voz dos nossos munícipes, principalmente nas áreas de educação, inclusão e diversidade. Trabalharei pela equidade, ou seja, igualdade de oportunidades, garantindo direitos à saúde, educação e assistência social desde o nascimento. Proponho mais escolas de ensino médio, apoio ao ensino profissionalizante, e um cursinho popular para auxiliar na preparação para universidades e colégios técnicos. Além disso, defendo maior atenção à diversidade cultural, social, étnica e biológica, capacitando profissionais para diminuir injustiças e promover a equidade. As políticas públicas também devem focar no apoio a mulheres jovens, mães solos e no combate à violência contra a mulher.
Como deve ser a relação entre o Legislativo e o Executivo na sua opinião?
Deve haver uma relação de diálogo, pois tanto o Legislativo quanto o Executivo devem trabalhar pelo bem da cidade. O Legislativo tem o papel de produzir leis, fiscalizar, representar e sediar debates de interesse do munícipe. Estarei atenta às ações da Prefeitura e buscarei apoio para aprovar leis que favoreçam a população de Itatiba.
É mais difícil se eleger sem um mandato prévio?
Sim, pois os candidatos eleitos já são conhecidos e têm uma rede de apoio mais sólida dentro do governo. Por isso, é importante participar de ações públicas, pois elas colocam o candidato em evidência.
Da Redação – Foto: Divulgação