CidadeEsportes

Festival Paralímpico promove inclusão com vôlei sentado, futebol de cinco e tiro esportivo em Itatiba

Evento neste sábado (21/9) reúne cerca de 120 pessoas com e sem deficiência em um dia de prática esportiva e integração

Na data em que se celebra o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, Itatiba sedia o Festival Paralímpico 2024, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em parceria com as Loterias Caixa. O evento, que ocorre na cidade pelo quarto ano consecutivo, tem como principal objetivo promover a inclusão e a prática esportiva entre pessoas com e sem deficiência.

Segundo a coordenadora técnica do festival, Heloísa Pereira Pancotto Ruy, o evento deste sábado (21/9) busca aproximar os participantes das modalidades paralímpicas, incentivando sua prática em diferentes contextos, como nas aulas de educação física. “Queremos que as atividades não fiquem apenas no festival, mas que sejam utilizadas também nas escolas e em projetos para desportivos”, destacou.

A expectativa para o Festival Paralímpico 2024 em Itatiba é alta, especialmente com a participação de cidades vizinhas, como Morungaba – Foto: Akio Iwano/Fotografia

Experimentando desafios

Durante o festival, os participantes terão a oportunidade de vivenciar três modalidades: vôlei sentado, futebol de cinco e tiro esportivo. “Nossa dinâmica é organizada de forma que todos os participantes possam experimentar as três modalidades no mesmo dia”, explica Heloísa. As atividades serão divididas em sessões de 30 minutos, com rodízio entre os grupos, para garantir que todos tenham a chance de conhecer cada esporte.

O evento, que já se consolidou no calendário de Itatiba, tem registrado aumento no número de participantes a cada ano. “Estamos muito felizes com o crescimento do festival. Este ano, aguardamos em torno de 120 participantes e esperamos envolver ainda mais familiares, profissionais e o público em geral”, afirmou Heloísa. Além disso, o evento contará com uma equipe de 30 voluntários, composta por estudantes de educação física e fisioterapia, que auxiliarão na realização das atividades.

A expectativa para o Festival Paralímpico 2024 é alta, especialmente com a participação de cidades vizinhas, como Morungaba. “É uma conquista para nós poder expandir e incluir outras comunidades”, comenta Heloísa.

Objetivo do Festival Paralímpico 2024 é promover a inclusão e a prática esportiva entre pessoas com e sem deficiência – Foto: Akio Iwano/Fotografia

Segunda fase em dezembro

Com a programação prevista para começar pela manhã, o evento é aberto ao público e promete um dia de muita inclusão e esporte adaptado. Além da etapa de setembro, haverá uma segunda fase do festival em dezembro, com outras três modalidades paralímpicas: rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa e goalball.

Por Camila de Magalhães/Itatiba Hoje – Fotos: Akio Iwano/Fotografia