CidadeCulturaDecoraçãoEsportesLazerModaSocialUniverso Feminino

Casa Rosa da Mulher de Itatiba oferece atividades gratuitas para mulheres em vulnerabilidade emocional

Espaço tem atividades periódicas e oficinas especiais de massas caseiras e automaquiagem para mulheres oncológicas

Criada há quase dois anos e meio, a Casa Rosa da Mulher de Itatiba é um espaço que vai além do acolhimento. A cada semana, o local oferece uma programação variada e atividades voltadas para o fortalecimento emocional, a saúde e a convivência feminina. Desde a inauguração, já foram mais de 10 mil atendimentos. “Nós atendemos mulheres em estado de vulnerabilidade, desde uma vulnerabilidade mais grave, como violência física, até uma mais amena, como ansiedade e solidão. É um espaço para que elas venham e convivam com outras pessoas”, explica Roberta Ugliani, orientadora social da Casa Rosa.

As aulas de zumba são realizadas semanalmente, às quartas-feiras. Foto: Divulgação

Com foco no atendimento psicossocial, a Casa Rosa atua como um ponto de apoio para mulheres que passam por situações de risco, mas também para aquelas que buscam melhorar a autoestima e ampliar seu círculo social. Apesar de não contar com atendimento individual de psicólogos no local, a equipe oferece triagem, cadastro e acolhimento psicossocial às mulheres, além de assistência jurídica em parceria com a OAB.

Roberta reforça que o processo de atendimento começa com um cadastro presencial e uma triagem inicial: “É fundamental que as mulheres venham pessoalmente para que possamos fazer o acolhimento, apresentar tudo o que temos na casa, e então encaminhá-las conforme suas necessidades”.

Foto: Divulgação

Para além dos atendimentos de rotina, há atividades semanais, quinzenais e mensais, visando promover o bem-estar e autonomia. Há diversas opções de atendimento pós-triagem. O suporte especializado e acolhimento se dá também com auriculoterapia, conscientização dos direitos das mulheres, capacitações, cursos, danças, encaminhamento para rede de atendimento, encaminhamentos jurídicos, encontros, fisioterapia oncológica, grupo de encontro oncológico, limpeza facial, oficinas, palestras, reflexologia podal, reiki, roda de conversa com psicólogos, terapia corporal, workshops, entre outros.

A seguir, confira a programação completa da Casa Rosa, incluindo as atividades fixas e oficinas especiais.

Foto: Divulgação

Cronograma 2024 – Atividades gratuitas na Casa Rosa da Mulher

Endereço: Av. Expedicionários Brasileiros, 90 – Vila Brasileira, Itatiba – SP
Informações e inscrições pelo WhatsApp: (11) 4534-5224
Saiba mais: www.instagram.com/casa.rosadamulher

26/11 (terça-feira), às 14h: Oficina de Massa Caseira, com Sandra Mara Pereira. O objetivo é oferecer ideias para mulheres gerarem renda sem sair de casa. Inscrições pelo telefone ou diretamente no local. Pede-se às participantes uma doação espontânea de 1 pacote de bolacha ou mistura para bolo.

2/12 (segunda-feira), às 15h: Oficina de Automaquiagem para Mulheres Oncológicas. O objetivo é elevar a autoestima de mulheres que passaram ou passam por tratamento de câncer. Uma parceria da Casa Rosa da Mulher com a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos.

Foto: Divulgação

Segunda-feira

14h: Roda de conversa Entre elas (semanal), com a psicóloga Kelli Petrini
17h30: Aula de Ritmos, com Vanessa Begliomini
19h: Yoga (semanal), com Catarina Ribeiro

Foto: Divulgação

Terça-feira

9h: Pilates (semanal), com Fernanda Fabrício
15h30-17h: Estimulação cognitiva por meio da língua inglesa (semanal)
18h30: Curso para gestantes, com Vanessa Sanfins (mensal, última terça do mês)
19h: Dança cigana (quinzenal), com Daniela Coimbra

Foto: Divulgação

Quarta-feira

8h30: Yoga (semanal), com Dirleise Rodrigues
13h-16h: Arteterapia – Patch aplique (semanal)
16h30-18h e 18h-19h30: Dançaterapia (semanal), com Nádia Greco
Consultoria INSS (mediante agendamento) – Aposentadoria, pensão, auxílio doença, salário maternidade, contribuição previdenciária, direitos e deveres previdenciários, benefício assistencial idoso e pessoa com deficiência.

Foto: Divulgação

Quinta-feira

8h30-9h30: Zumba (semanal)
8h30: Pintura em tecido (semanal), com a professora Tânia
14h-16h: Curso de boneca (semanal)

Sexta-feira

Atendimento jurídico da OAB (mediante agendamento)

Por Camila de Magalhães/Itatiba Hoje – Fotos: Divulgação