CidadeEducação

Fundo Social de Solidariedade de Itatiba conclui curso de férias Conecta Jovem

Participantes de 16 a 21 anos puderam desenvolver habilidades e se preparar ao mercado de trabalho em iniciativa piloto

Através do Fundo Social de Solidariedade (FSS), a Prefeitura de Itatiba promoveu o curso de férias Conecta Jovem, voltado a adolescentes e jovens de 16 a 21 anos, para desenvolver a inteligência emocional, autoconhecimento e se preparar para o mercado de trabalho. Foram oito encontros durante julho, nas tardes de segunda e quinta-feira, entre 03 e 28/07, no Complexo de Formação Profissional Alice de Oliveira Carniatto.

Os encontros do inédito Conecta Jovem foram realizados em julho no Complexo Alice, unidade do Fundo Social em frente à Nipo. Foto: Daniel Frederico – FSS/PMI

A presidente do Fundo Social, a primeira-dama Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, esteve na abertura. Na tarde da última segunda-feira (28), foi realizado o encerramento com 18 jovens que participaram dos oito encontros que tiveram conteúdos diversificados. O encerramento, com entrega de certificados, contou com a participação também dos responsáveis pelos jovens, convidados a conhecer a iniciativa piloto.

Durante esta jornada, eles tiveram dinâmicas em grupo, atividades de autoconhecimento e rodas de conversa sobre carreira, emoções, sonhos e decisões reais da vida adulta. As professoras voluntárias dos módulos foram Ana Kekligian, Cris Andrea Pugas, Isabela Dalcin, Marcia Sasdelli, Pollyana Souza, Shelida Franchini, Leila Bedani e Tabatha Ariel.

Foto: Daniel Frederico – FSS/PMI

Construindo o próprio caminho

Segundo as mentoras, os jovens se mostraram interessados, atentos, curiosos por conhecimento e abertos ao autoconhecimento, superando a timidez, se permitindo ser ouvido e se expressar. Esta combinação resultou em uma conexão singular, com um ambiente leve e de trocas verdadeiras.

Nos encontros, foi possível identificar pontos fortes, se comunicar com mais segurança, entender emoções e objetivos, se preparar para entrevistas e oportunidades, além de trocar experiências com outros jovens. Dentre os módulos, tiveram orientações sobre técnicas de comunicação, como se apresentar, preparação e comportamento na entrevista, além entender que já têm habilidades para colocar no currículo. Foram abordadas noções de ética, sigilo, perigo digital e até uso da inteligência artificial.

A proposta do Conecta Jovem foi ser ponte entre a escola e o mundo profissional, oferecendo inspiração, ferramentas reais e rede de apoio com linguagem acessível e atividades dinâmicas, preparando os participantes para tomar decisões mais conscientes, se posicionar com segurança e construir seu próprio caminho com autonomia, ética e propósito.

O grupo de jovens que chegou tímido, calado, com dificuldade de comunicação e baixa autoconfiança, agora se mostra muito diferente. “Cada um deles, do seu jeito e no seu tempo, teve evolução. Ninguém está saindo dessa jornada da mesma forma que entrou. Eles surpreenderam o mundo!”, diz emocionada a mentora Ana Kekligian. O projeto não apenas ofereceu conhecimento técnico e comportamental, mas fortaleceu a identidade, autoestima e protagonismo de cada jovem.

O projeto partiu de uma ideia visionária da vereadora Leila Bedani, que confiou a missão às mentoras Ana Kekligian, Cris Andrea Pugas, Isabela Dalcin, Márcia Sasdelli, Pollyana Souza e Shelida Franchini, profissionais empreendedoras e especialistas em desenvolvimento humano. As mentoras planejaram e elaboraram cada módulo ao longo de nove meses, com dedicação, alinhamento de propósito e um trabalho de campo profundo para compreender o perfil dos jovens dessa geração.

A APAMI, uma das apoiadoras institucionais do projeto, também fez uma surpresa emocionante ao anunciar uma parceria que permitirá direcionar os jovens participantes ao mercado de trabalho. Esse anúncio trouxe esperança e motivação para os alunos, mostrando que as portas realmente estão se abrindo.
A expectativa é que, em breve, o Conecta se consolide como uma das principais referências em formação comportamental e preparação profissional de jovens em Itatiba e região.

Foto: Daniel Frederico – FSS/PMI

Apoio

O Conecta Jovem do Fundo Social da Prefeitura teve apoio das unidades Complexo Alice, Casa Rosa da Mulher, Centro de Capacitação Solidária – Oficina Retalhos do Coração, além de Interact, Apami e Asri do Rotary Club de Itatiba, da imprensa local, bem como diversas empresas: Dominium Calistenia, Edita, Erca, Grupo Carrantos, H+Plus Soluções Corporativas, Lex Contábil, Márcio Lisandro Bertoni, MarteTech – Celulares, Acessórios e Assistência Técnica, Martez Engenharia e Construtora, Maxseguros Itatiba Corretora de Seguros Ltda, McDonalds, Ng Plus Consultoria Tributária, Padaria Nova Galetto e Wise Plásticos.

Da redação – Fotos: Daniel Frederico – FSS/PMI